Como anda a comunicação da sua empresa nas redes sociais? Além de divulgar produtos e serviços, que tal enriquecer seu feed com ideias de posts e temas interativos, mais próximos do público? 

Pra ajudar, elaboramos uma lista com 31 sugestões para as redes sociais. As dicas valem para as principais plataformas (Instagram e Facebook) e podem ser utilizadas em vários segmentos.

 

 

Com as ideias de posts em mãos, fica mais fácil organizar o feed e até mesmo deixar publicações agendadas em datas específicas. Isso também ajuda a manter os perfis atualizados e movimentados nas redes sociais.

A seguir, nossa lista de dicas: 
 
  1. Publique sobre uma data comemorativa. E para não correr o risco de esquecer alguma data, ou acabar publicando no fim do dia, vale consultar o calendário do mês seguinte e anotar feriados e dias de destaque;
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  2. Publique uma foto da sua equipe. Mostrar quem são as pessoas que trabalham com você aproxima o público e deixa seu feed mais “humanizado”. O post ainda pode servir para parabenizar sua equipe de colaboradores;
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  3. Mostre para as pessoas um projeto futuro em que esteja trabalhando. Para isso, vale deixar avisos de “novidade” ao público e mostrar que a equipe está trabalhando em melhorias;
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  4. Faça perguntas sobre assuntos que são interessantes para o público do seu cliente. Nesse ponto, é importante conhecer bem seus consumidores e quais temas são relevantes em cada área de atuação;
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  5. Compartilhe realizações e conquistas do cliente com o público. Isso pode ser usado na venda de produtos ou serviços. Imobiliárias, por exemplo, podem mostrar a entrega das chaves de um novo apartamento ou compartilhar posts dos moradores;
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  6. Faça uma enquete. Busque temas que estão em alta ou aproveite para pedir um feedback sobre seus produtos ou serviços;
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  7. Post uma curiosidade sobre a sua área. Aqui, você pode falar sobre o início do seu negócio, sobre como algum processo é feito ou como surgiu a marca, por exemplo;
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  8. Faça uma lista mostrando a maior quantidade possível de benefícios do seu produto ou serviço. No caso de produtos, você pode escolher um em específico e citar suas vantagens. A prestação de serviços também pode ser descrita em forma de lista, pontuando motivos para a escolha do cliente;
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  9. Ofereça um download gratuito (ebook, checklist, planilha…) O tema vale apenas para alguns segmentos, mas é uma boa forma de se aproximar do consumidor. Não esqueça de consultar os direitos autorais da obra e não divulgue nenhum tipo de arquivo sem autorização do autor;
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  10. Pergunte às pessoas o que elas gostariam de ver na sua página. Outra boa maneira de interagir e obter um feedback imediato com seu público;
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  11. Faça um estudo de caso, analisando uma referência na sua área. Esta dica também costuma ser mais utilizada em áreas específicas (construtoras, por exemplo). Mas, caso você tenha profissionais qualificados, ou a assistência de uma Agência de Comunicação, pode solicitar esta pesquisa de conteúdo para diversas áreas;
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  12. Publique depoimentos dos seus clientes. Pode ser um elogio por WhatsApp, comentário nas redes ou até avaliações no Google. Lembre-se de consultar o usuário para autorização do conteúdo ou, caso seja negado, não divulgue o perfil do autor;
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  13. Publique uma foto de antes e depois sobre o benefício do seu produto/serviço. Aparentemente voltada para empresas que prestam serviços, a ideia também pode ser aplicada por comerciantes. Uma lanchonete, por exemplo, pode mostrar evoluções ou mudanças no estabelecimento ou lanches da casa;
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  14. Compartilhe as últimas notícias da sua área. Aproveite para atualizar o público com novidades! Mas lembre-se, busque sempre fontes confiáveis e conteúdos autorizados para divulgação;
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  15. Compartilhe o seu próximo grande objetivo/meta. Pode ser a ampliação do seu negócio, criação/aquisição de novos produtos, aumento no quadro de funcionários ou novos investimentos na empresa;
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  16. Divulgue cupons e links para promoções. Valorize a presença de seus seguidores divulgando promoções exclusivas por um canal (stories no Instagram, por exemplo). Isso também garante vantagens para quem acompanha suas redes sociais;
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  17. Mostre prêmios ou certificados que você ou sua empresa tenham ganho. Certificações de funcionários e cursos de reciclagem para a equipe também entram nessa lista;
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  18. Escolha uma característica do seu produto ou serviço e fale sobre ela. Depois de publicar uma enquete, por exemplo, você pode usar o feedback obtido para falar sobre os assuntos mais comentados sobre um produto;
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  19. Use a hashtag #TBT. Usada em perfis do mundo inteiro, a sigla se refere a algo como “voltar no tempo”. A sigla deThrowbackThursdaycomo o nome já diz, é utilizada nas quintas-feiras, com objetivo de relembrar um acontecimento do passado;
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  20. Sorteie um presente/brinde para um dos seus clientes. A dica também visa dar exclusividade aos seguidores e ainda pode trazer mais público. Promoções que exigem curtidas e marcações de outros perfis também podem ser usadas;
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  21. Compartilhe um gif ou meme engraçado que tenha a ver com a sua área. Só tenha cuidado para não replicar conteúdos ofensivos ou que não agreguem valor à sua marca;
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  22. Faça uma promoção dando benefícios para as pessoas que indicarem clientes para você. Podem ser indicações nas lojas físicas ou marcações nas redes sociais;
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  23. Poste publicamente um elogio que você tenha recebido nas avaliações do Google ou do Facebook. Importante para a escolha de novos consumidores, as avaliações transmitem credibilidade por serem de usuários reais. Novamente, vale o cuidado de pedir autorização antes de divulgar qualquer perfil;
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  24. Faça uma lista com 10 coisas que te diferenciam dos concorrentes. Pode ser o tempo de atuação, localização ou rapidez na prestação de serviços;
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  25. Ensine o seu público a fazer alguma coisa que pode ser executada em cinco minutos. Uma boa ideia para interagir com seu público e não ter apenas posts sobre vendas em seu feed;
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  26. Pergunte para as pessoas o que elas mais gostam no seu produto. A dica também pode ser aplicada em enquetes e é importante para obter um feedback específico sobre um assunto;
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  27. Poste um tutorial passo a passo sobre como fazer algo na sua área. Outra boa ideia para se aproximar do público e enriquecer o conteúdo do seu feed;
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  28. Dê dicas sobre como as pessoas podem estudar mais sobre a sua área de atuação. Isso vale para setores mais específicos, como imobiliárias, construtoras, etc. Mas, com consultores especializados, é possível falar sobre a história de um prato famoso ou curiosidades sobre a origem de seus ingredientes, por exemplo;
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  29. Explique para as pessoas o que seu produto proporciona. Destaque todos os pontos positivos, incluindo a qualidade no atendimento e diferenciais na área. Coloque-se no lugar do cliente e reflita sobre a experiência ao adquirir seu produto/serviço;
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  30. Dê uma olhada em posts antigos de concorrentes e veja se algo neles pode te inspirar. Novas ideias ou até abordagens diferentes sobre um mesmo tema podem servir de inspiração;
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  31. E por fim, a dica é criar um infográfico sobre algum assunto interessante. Novamente vale investir em profissionais qualificados para a elaboração de infográficos bem produzidos. 😉

 

Seja por meio de uma Agência de Comunicação, com o apoio de especialistas na área, ou por conta própria, a principal dica é: seja honesto em suas publicações. Isso não significa expor pontos negativos ou que ainda necessitem de melhorias. Divulgue apenas o que você pode oferecer e não prometa resultados inalcançáveis.

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Por isso, lembre-se que a venda de produtos ou serviços de má qualidade, ou promessas que deixam a desejar podem trazer comentários ruins e má reputação de sua empresa.

Aproveite as ideias de posts e use as redes sociais a seu favor!

 

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